Publicidade
  • Morro da Fumaça, 26/04/2024
    • A +
    • A -

    Secretaria de Saúde alerta sobre os riscos associados à automedicação e o descarte incorreto de medicamentos

    Unidades de Saúde estão equipadas com pontos de coleta para a destinação correta de remédios

    Fonte: Divulgação
    Secretaria de Saúde alerta sobre os riscos associados à automedicação e o descarte incorreto de medicamentos Descarte correto de medicamentos

    Aquela velha máxima de que os fármacos podem ser nossos aliados, ou piores inimigos, pode parecer exagerada, mas ela não se tornou senso comum sem ter um fundamento. Quando utilizada de forma inadequada, a medicação pode fazer mais mal do que bem. 

    “Sem a orientação de um profissional habilitado, os medicamentos podem causar vários danos à saúde. O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode causar: reações alérgicas, intoxicação, dependência e até a morte”, destaca o médico, Victor Oliveira Medeiros, ao alertar sobre um segundo problema relacionado ao tema, o aumento do número de casos de pessoas com resistência aos antibióticos.

    “O uso indiscriminado de antibióticos e o descarte incorreto de medicamentos, somado a falta de sistemas de saneamento eficazes, são os principais vilões. Na natureza, estas bactérias entram em contato com outros micro-organismos e antibióticos, fomentando um processo de seleção que potencializa a resistência; Ou seja, os indivíduos são excessivamente expostos a determinada substância e com  isso o fármaco não faz mais efeito, o que limita as alternativas de tratamento em determinadas situações”, pontua. 

    Além dos impactos diretos à saúde do homem, o descarte irregular de medicamentos gera danos importantes ao meio ambiente. De acordo com pesquisas realizadas sobre o tema, remédios descartados incorretamente podem soltar substâncias químicas nocivas aos solos e à água. 

    Com base nessas informações, a Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça  implementou, há mais de três anos, um serviço de recolhimento de medicamentos. “O foco principal do nosso trabalho é a prevenção. Se agirmos preventivamente estamos cuidando da nossa saúde e evitando problemas futuros, bem como o agravamento deles”, explica a secretária de Saúde, Marijane Felippe.

    O serviço de coleta de medicamentos integra todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. “Cada posto conta com uma caixa de coleta, onde podem ser depositados os medicamentos. Periodicamente, a equipe da Farmácia Municipal realiza a coleta para fazer a devida classificação e posterior destinação. Os remédios são separados por tipo de embalagem e substância, e encaminhados para o serviço de recolhimento e descarte de materiais químicos”, detalha Drielly Silva Florentino, farmacêutica da Rede Municipal de Saúde. 

    Eventuais dúvidas sobre o serviço podem ser sanadas através do contato (48) 3442 5269.





    MAIS FOTOS



    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.