Publicidade
  • Morro da Fumaça, 26/04/2024
    • A +
    • A -

    Semana da água envolve mais de 270 alunos da Rede Municipal de Ensino

    No Dia Mundial da Água, Samae e Fumaf encerram cronograma de atividades executado para destacar a importância data

    Fonte: acervo Samae / Fumaf
    Semana da água envolve mais de 270 alunos da Rede Municipal de Ensino Atividade contou com palestra e visitas técnicas a Estação de Tratamento do Samae

    Encerra nesta sexta-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, o cronograma de atividades executado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), realizado em parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf) para celebrar a data.

    No decorrer de toda a semana, alunos de 13 turmas dos quintos anos das escolas municipais tiveram a oportunidade de participar de visitas técnicas à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Vargedo e saber mais sobre a importância da preservação da água. 

    "De forma lúdica, é apresentado o laboratório para as crianças e todo o processo de tratamento e floculação da água. A ETA do Vargedo recebeu no ano passado um novo sistema de filtração por carvão, automatizado, que as crianças também têm a oportunidade de conhecer. São mais de 9.500 análises de água feitas por ano no local. A cada duas horas é realizada a análise de diversos parâmetros. Com isso conseguimos envolver, em média, 50 a 60 alunos por dia, aproximadamente, 300 alunos durante a semana de atividade", relata o engenheiro químico e diretor do Samae, Rogério Sorato. 

    Além de despertar a consciência sobre o uso racional da água, a mobilização também conta com atividades voltadas a parte de reciclagem de resíduos e suas consequências para a poluição da água. "Realizamos uma apresentação utilizando uma cartilha que reúne texto e ilustrações, com o intuito de destacar a importância de preservar e economizar água. Na conversa, por exemplo, explicamos como fazer determinadas atividades sem deixar a torneira aberta, como reaproveitar a água e também sobre como contribuir para a preservação da água potável", detalha a engenheira ambiental e diretora da Fumaf, Silvia Sartor Roseng.

    Após a visita à Estação de Tratamento, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a sede do Samae, localizado na região central do município.  





    MAIS FOTOS



    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.