Publicidade
  • Morro da Fumaça, 30/04/2024
    • A +
    • A -

    Case de sucesso, Programa Defesa Civil na Escola de Morro da Fumaça se torna referência para outros municípios

    Projeto visa capacitar professores e alunos a serem multiplicadores de conhecimentos sobre prevenção e gestão de risco de desastres junto à comunidade e à Defesa Civil

    Fonte: Daiana Denise Carvalho / PMMF
    Case de sucesso, Programa Defesa Civil na Escola de Morro da Fumaça se torna referência para outros municípios Case de sucesso Programa Defesa Civil na Escola de Morro da Fumaça se torna referência para outros municípios

    A Escola Pietro Maccari de Morro da Fumaça, nesta quinta-feira, dia 25, foi palco de uma visita técnica realizada por profissionais da equipe da Secretaria de Educação e da Defesa Civil do município de Itapema. A agenda foi solicitada com o objetivo de conhecer o processo de adesão e execução do Programa Defesa Civil na Escola, implantado há quatro anos nas escolas municipais fumacenses.

    Durante a visitação, os profissionais acompanharam de perto o trabalho desempenhado pela equipe fumacense para que o programa se tornasse realidade e como ele acontece na prática. “Foi um momento de troca de experiência, detalhamos a estruturação do programa e quais os passos dados para que ele pudesse obter resultados efetivos. Tivemos uma longa trajetória para conseguir viabilizar a adesão, a formação dos professores até a implantação de fato”, destaca a secretária do Sistema de Educação, Greicy Zaccaron.

    Conforme Renata Lewandowski Montagnoli, coordenadora dos anos finais da rede municipal de Itapema, as escolas itapemenses já participam do Programa Defesa Civil na Escola desde o ano de 2018, entretanto o grupo enfrenta dificuldades para a efetivação dos núcleos escolares. “Essa visita técnica foi muito boa para nós, para a gente entender um pouquinho como funciona. Vocês são case de sucesso, que com certeza Itapema vai se espelhar. O engajamento que vocês têm, e o planejamento que envolve desde a Secretaria de Educação, o coordenador regional, o coordenador municipal, o professor responsável, a gente vê que existe uma união, bem como o slogan ‘Defesa Civil somos todos nós’, a gente consegue ver isso na prática nesta unidade escolar”, comenta.

    Em Morro da Fumaça o projeto está implantado desde 2021 e já capacitou aproximadamente 500 beneficiados. A iniciativa desempenha papel fundamental ao preparar estudantes para lidar com situações de emergência. “Ao provocar esse conhecimento a respeito do assunto, ele cria uma comunidade escolar mais resiliente, capaz de responder de maneira eficaz a desastres naturais ou eventos imprevistos. Essa preparação não apenas salva vidas, mas também educa jovens cidadãos sobre a importância da segurança e cooperação em momentos críticos”, detalha o coordenador da Defesa Civil municipal fumacnese, Natan Felipe Souza.

    Por meio do programa, no decorrer do ano, os estudantes participam de palestras, saídas de campo e dinâmicas em sala de aula, com o objetivo de capacitar professores e alunos a serem multiplicadores, através do Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil (Nepdec), que visa incentivar a atuação de forma compartilhada e eficaz na prevenção e gestão de risco de desastres junto à comunidade e à Defesa Civil do município. 

    “A Defesa Civil é uma das áreas mais importantes para garantir a segurança da população em situações de emergência. A escola é um importante espaço para disseminar informações e práticas de segurança para a população, em especial para crianças e jovens. O programa torna as disciplinas de Geografia e Ciências, mais inovadoras, desenvolvendo práticas pedagógicas interdisciplinares que visam uma educação integral na formação cidadã e humanizadora dos educandos, e a concretização de uma nova ética planetária”, detalha o coordenador do Nepdec de Morro da Fumaça, Rodrigo Borges Francisco.

    O programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Secretaria Municipal de Educação. A visita contou com a participação do coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, do diretor da Defesa Civil de Itapema, Leonel Henschel, do coordenador regional de Proteção e Defesa Civil da região da Foz, Daniel Bazanella, da assistente administrativa da Defesa Civil de Itapema, Fernanda Karoline Augustinho, e dos professores de Geografia da Rede Municipal de Itapema, Érico Leite Nascimento e Maurício Mutschler.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.