Inscrições abertas para nova turma do curso infantil de cerâmica artística de Morro da Fumaça
Projeto fortalece a educação cultural e preserva a tradição ceramista de Morro da Fumaça

A partir desta sexta-feira, 1º de agosto, estão abertas as inscrições para uma nova turma do curso infantil de cerâmica artística promovido gratuitamente pela Administração Municipal de Morro da Fumaça, por meio do Departamento de Cultura e Turismo. A iniciativa faz parte do projeto Criança Cerâmicando e tem como objetivo principal resgatar e valorizar a tradição ceramista do município, estimulando, desde cedo, a conexão das crianças com a cultura local. As aulas iniciam na quinta-feira, 7 de agosto.
Voltado para crianças com idade entre nove e 12 anos, o curso é realizado semanalmente, às quintas-feiras, no Centro Cultural Silvio Cechinel, sob a orientação do professor e artesão Joselito Henfrain, com turmas de até dez participantes e duração de quatro meses. Durante as aulas, os alunos aprendem técnicas básicas de placa de cerâmica e de esmaltação, exploram a criatividade e desenvolvem habilidades manuais e cognitivas por meio da arte com argila.
O coordenador do Departamento de Cultura e Turismo, Paulo Vitor Cechinel, destaca a relevância do projeto tanto no aspecto cultural quanto educacional, na iniciativa que une arte, tradição e formação cidadã. "Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados por essa primeira turma e já nos preparando para a próxima, para continuarmos moldando uma geração fumacense com talentos e habilidades com a cerâmica".
Para participar, os responsáveis devem inscrever as crianças na lista de espera pelo telefone (48) 3434-6123, por e-mail no cultura@morrodafumaca.sc.gov.br ou presencialmente no Centro Cultural Silvio Cechinel, localizado na Rua Nereu Ramos, nº 90, Centro. As vagas são limitadas.
As aulas gratuitas de cerâmica artística para crianças foram retomadas em Morro da Fumaça no primeiro semestre de 2025. Após anos de pausa para o público infantil, a primeira turma do ano formou nove crianças.
COMENTÁRIOS