1° Chimarrão e Tradição celebra cultura gaúcha e o tropeirismo neste sábado
Evento reunirá música, dança, chimarrão e marcará um importante resgate histórico do município

Morro da Fumaça será palco, neste sábado, 9 de agosto, de um momento especial de valorização das raízes culturais do município. O evento Chimarrão e Tradição, promovido pelo Departamento de Cultura e Turismo fumacense, com apoio da CDL de Morro da Fumaça, vai reunir a comunidade em um momento de homenagem à cultura gaúcha e ao tropeirismo, com música, dança, gastronomia típica e a simbólica roda de chimarrão. O ponto alto da programação será a inauguração do Monumento em Homenagem aos Tropeiros, na Praça Fernando Zanatta.
O prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, ressalta a relevância da iniciativa para o fortalecimento da identidade local. "Este monumento será mais do que uma obra física: será um marco na história do município. Os tropeiros foram protagonistas silenciosos do nosso surgimento, e agora receberão o reconhecimento merecido. Vamos eternizar esse legado para que as futuras gerações conheçam e valorizem ainda mais a nossa origem", afirma o prefeito.
Segundo o coordenador de Cultura e Turismo, Paulo Vitor Cechinel, o evento foi planejado para ser um momento de integração e resgate cultural. "O 1º Chimarrão e Tradição nasce com o propósito de valorizar e celebrar a cultura gaúcha e o tropeirismo, que são partes fundamentais da identidade fumacense. A expectativa é reunir a comunidade em torno das nossas tradições, proporcionando uma experiência rica em cultura, memória e pertencimento, além da inauguração do monumento como um dos destaques da programação", explica. A programação do evento, com início marcado para 10h, contará com a inauguração do Monumento aos Tropeiros, apresentação da Cia de Dança Gaúcha Turma do Tchê, roda de chimarrão, show com a banda Jeito Safado, venda de comidas e bebidas, além de outras atrações.
COMENTÁRIOS