Publicidade
  • Morro da Fumaça, 26/04/2024
    • A +
    • A -

    Inauguração da Galeria Lilás exalta a história da mulher fumacense na política

    Exposição pioneira na Câmara Municipal homenageia vereadoras eleitas e suplentes que deixaram sua marca na história do Poder Legislativo

    Fonte: Samuel Woyciekowski / CMMF
     Inauguração da Galeria Lilás exalta a história da mulher fumacense na política Homenagem as mulheres fumacenses com a Galeria Lilás

    Em uma Sessão Solene marcada com muita emoção, lembranças e homenagens, realizada na noite desta quinta-feira, dia 30 de novembro, foi inaugurada a Galeria Lilás do Poder Legislativo de Morro da Fumaça. Além da presença das vereadoras e vereadores da atual Legislatura, também estavam presentes ex-vereadoras que já assumiram uma vaga como suplente, além de familiares, convidados, entre outras autoridades.

    A cerimônia contou com a presença ilustre da primeira mulher eleita vereadora por Morro da Fumaça, a senhora Olga Sampaio Canto Bittencourt, que foi a precursora de todo esse processo político feminino em nosso município. "Foi inspiração para muitas mulheres e, especialmente, para mim, que estou exercendo a vereança, pois foi devido à motivação que ela me proporcionou com seu exemplo de força, coragem, determinação, responsabilidade e dedicação para com o processo político fumacense. Este reconhecimento é importante para fortalecer o papel da mulher na política de nossa cidade", disse a presidente do Legislativo, Silvana de Vasconcelos (MDB).

    A Galeria Lilás da Câmara Municipal, foi criada através da Resolução nº 20/2023, de autoria da presidente do Legislativo, vereadora Silvana de Vasconcelos (MDB), com o apoio dos demais vereadores, que aprovaram a referida proposição. Foi instituída a Galeria Lilás, onde fica em exposição fotografias das mulheres que foram eleitas como vereadoras titulares do município, ou que assumiram, interinamente, na qualidade de suplente de vereadora.

    A galeria lilás da câmara de Morro da Fumaça está exposta no hall de entrada da atual sede do Poder Legislativo. "As mulheres serão enaltecidas e reconhecidas pela importância de suas trajetórias na história do Legislativo Municipal. Cada uma, no seu momento, trabalhou nessa representatividade para promover o processo social, econômico e democrático, voltado para o desenvolvimento da nossa cidade e de nossa gente", relatou a presidente do Legislativo, Silvana de Vasconcelos (MDB).

    Atualmente, o poder legislativo de Morro da Fumaça possui a maior representatividade feminina em comparação às últimas legislaturas, com três vereadoras eleitas, e pela primeira vez uma mulher eleita presidente da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, sendo um avanço histórico para o cenário político do município.  

    "Este reconhecimento é importante para fortalecer o papel da mulher na política de nossa sociedade. Muito obrigada, mulheres, pela coragem que vocês tiveram de assumir este papel e enfrentar os desafios, que é estar dentro desta Casa de Leis. Que todo esse nosso trabalho, até aqui construído, sirva de inspiração para novas mulheres no cenário político", finalizou a presidente do Legislativo, Silvana de Vasconcelos (MDB).

    Vereadoras eleitas homenageadas na galeria: Olga Sampaio Canto Bittencourt, Maria De Lourdes Naspolini, Rosangela Pagnan Maragno, Cinara De Rochi, Maria Bortolin, Silvana De Vasconcelos, Jorgia Guglielmi e Simoni Cechinel De Almeida Brina.

    Entre as vereadoras suplentes que assumiram uma vaga no Legislativo estão: Marilucia Cechinel Pagnan; Marcia Tereza Anfilóquio Sotero, Rosânia De Souza Máximo, Marilena Corrêa Da Luz, Lislaine Custódio, Maria Lucimar Martins, Vera Albertina Pavei, Rosa Ana Pagnan Sartor, Margarida Maria Piva, Lucilene Pagnan Cechinel, Renata Gabriel Rocha e Márcia Cizeski.




    MAIS FOTOS



    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.