Ritmo Natural
PILATES: antes de tudo comece pelos pés!
Fortaleça seu corpo e viva melhor com o método Pilates
Os pés são a base do corpo humano, pois suportam todo o peso corporal, garantem o equilíbrio e a mobilidade, permitindo a locomoção através da caminhada, corrida e salto. Eles são estruturas biomecânicas complexas com ossos, músculos, articulações, tendões e ligamentos que funcionam em conjunto para distribuir o peso, manter a postura e interagir com o solo.
A falta de força, mobilidade, estabilidade ou sensibilidade nos pés pode criar um efeito em cadeia, afetando músculos e articulações do resto do corpo. Sendo assim, cuidar dos pés é crucial para prevenir lesões e garantir saúde e bem-estar geral a longo prazo.
Por que o Método Pilates começa a correção dos movimentos pelos pés?
O método Pilates é conhecido como uma prática que pode começar a construir os movimentos a partir da correção dos pés, por dois principais motivos:
1)Base da postura:
Os pés sustentam o corpo, e problemas na pisada, como pé plano ou cavo, ou na distribuição do peso, podem desestabilizar o alinhamento da coluna, afetando toda a estrutura do corpo, ou seja, a saúde e a ativação correta da base do corpo são fundamentais para a estabilidade e o alinhamento da coluna.
2)Conexão entre o corpo:
Joseph Pilates, idealizador do método disse: “Antes de tudo comece pelos pés”, pois compreendia a complexidade desta estrutura e entendia a importância de mantê-la saudável, sendo assim ensinou que a estabilidade e a força dos pés influenciam a estabilidade de todo o corpo, até mesmo a movimentação do tronco. E, através do fortalecimento e alongamento dos membros inferiores, de exercícios de sensibilização e da correção da pisada, o trabalho do Pilates visa melhorar a distribuição da força no corpo, prevenindo dores e desequilíbrios posturais que podem ter origem nos pés.
Como o Método Pilates trabalha os pés?
No método Pilates, uma das maneiras de trabalhar os pés é iniciar com a série de exercícios chamada “Footwork” que se refere a uma série meticulosamente elaborada de exercícios projetados para fortalecer, alongar e estabilizar os músculos dos membros inferiores, enquanto simultaneamente melhoram a mobilidade dos tornozelos.

O método Pilates também utiliza o estímulo sensorial, através da massagem com bolas cravo, de tênis ou bastões, visando melhorar a circulação, a sensibilidade e a mobilidade dos tornozelos e pés.
Realizar os exercícios descalço também é uma prática intencional, cujo objetivo é, melhorar a sensibilidade, o equilíbrio e a força dos pés, pois o contato com diferentes texturas estimula os nervos da pele, promovendo uma maior sensibilidade e consciência corporal, além disso, com os pés em contato direto com o solo, acessórios e equipamentos, ativamos o córtex cerebral com várias informações como posicionamento, temperatura e equilíbrio, aumentando nossa percepção e melhorando os movimentos dos pés como o movimento de garra com os dedos.
Este trabalho é realizado devagar e de maneira progressiva, em superfícies seguras e planas, exercícios mais intensos como saltos ou pliometria sem calçado só devem ser realizados quando as estruturas dos pés já estiverem com a força restabelecida.
Pés ativos, fortes, flexíveis e firmes, são características muito necessárias durante o nosso dia a dia, uma vez que, somos bípedes e precisamos nos equilibrar e nos movimentar descarregando nosso peso sobre os pés.
Pés fracos resulta na sobrecarga de outras articulações como tornozelos, joelhos, quadris e coluna, logo poderá gerar problemas nessas articulações.
Sendo assim, ao corrigir os problemas na base do corpo, o Pilates estabelece uma fundação mais forte, o que leva a uma melhora da postura, a consciência corporal em todo o corpo, prevenindo lesões por compensações e até quedas.
Fortaleça seu corpo e viva melhor com o método Pilates!

Venha treinar no Studio RITMO NATURAL, o nosso trabalho é ajudar você a manter seu corpo no ritmo certo.



COMENTÁRIOS