Publicidade
  • Morro da Fumaça, 27/04/2024
    • A +
    • A -

    Fazenda e Senar/SC vão capacitar produtores rurais para adesão à nota eletrônica

    O uso da Nota será obrigatório em todo o País a partir de 1º de maio

    Fonte: Ricardo Wolffenbüttel/Secom
    Fazenda e Senar/SC vão capacitar produtores rurais para adesão à nota eletrônica

    O uso da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) será obrigatório em todo o País a partir de 1º de maio. A deliberação do Confaz - Conselho Nacional de Política Fazendária estabelece que os produtores rurais devem usar apenas o sistema eletrônico para a comercialização da produção agropecuária e determina o fim da versão em papel.  

    Para auxiliar os agricultores e pequenos pecuaristas catarinenses que ainda não usam a versão eletrônica da NFP-e e orientá-los no período de migração, a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) e a administração regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica voltado à capacitação dos produtores. Os detalhes da parceria entre as instituições estão no Diário Oficial do Estado publicado nesta segunda-feira, 19.

    Até o fim do mês de fevereiro serão realizados 83 treinamentos em municípios de diversas regiões do Estado. No último mês de janeiro foram promovidas 52 atividades de capacitação. As ações ocorrem com o apoio das prefeituras e entidades locais em espaços públicos e com acesso à internet.

    A parceria voltada ao treinamento de produtores rurais já ocorre desde 2016, mas o acordo de cooperação formaliza e fortalece a relação interinstitucional. A expectativa da SEF/SC e do Serviço Nacional é de que a procura pelos cursos aumente à medida em que a data-limite de adesão à NFP-e se aproxima. Conforme dados do Senar/SC, no ano passado aproximadamente 12 mil produtores rurais catarinenses receberam treinamento sobre o uso da nota eletrônica em 1,2 mil atividades de capacitação.

    Entre outras atribuições definidas no acordo, a Fazenda vai disponibilizar ferramentas para serem usadas em treinamentos sobre a nota eletrônica, especialmente em relação ao módulo Sistema de Administração Tributária (SAT) - Homologação Produtor Primário e ao aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF). Também caberá à Fazenda fornecer orientações e o suporte necessários à operacionalização desses sistemas.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.