Publicidade
  • Morro da Fumaça, 27/04/2024
    • A +
    • A -

    MEIs têm até 31 de maio para enviar a Declaração Anual

    Especialista alerta que a não entrega da declaração pode resultar em multas e exclusão do regime do Simples Nacional

    Fonte: Marcello Casal Jr
    MEIs têm até 31 de maio para enviar a Declaração Anual

    Os Microempreendedores Individuais (MEIs) já podem enviar a Declaração Anual para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei), um relatório com  todos os ganhos do empreendedor ao longo do ano, mesmo que o MEI não tenha tido nenhum tipo de faturamento. O prazo vai até o dia 31 de maio.

    O conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade Adriano Marrocos explica que as pessoas jurídicas registradas como MEI devem, mensalmente, emitir o documento de arrecadação do Simples Nacional no aplicativo Simei. E, anualmente, acessar o site da Receita Federal e preencher a declaração de ajuste do Simples Nacional do Microempreendedor Individual.

    “Três pontos são relevantes. primeiro: essa declaração é entregue até o último dia do mês de maio; segundo: não há apuração de imposto a ser pago, pois o meio recolhe seu tributo mensalmente, e terceiro: ele (MEI) informará o faturamento mensal, se mantém empregado e se os valores mensais foram efetivamente recolhidos”, explica o conselheiro.

    De acordo com a pesquisa Estatísticas dos Cadastros de Microempreendedores Individuais, divulgada pelo IBGE em outubro de 2023, cerca de 13,2 milhões de pessoas trabalhavam como MEIs no Brasil em 2021, representando 69,7% do total de empresas e outras organizações e 19,2% do total de ocupados formais.

    Adriano Marrocos também informa que o MEI que não envia a declaração pode sofrer com a incidência de multas, juros e corre o risco de ser excluído do regime do Simples Nacional. “E é passível de inscrição na dívida ativa da União, o que pode gerar inúmeros problemas, como transferência de bens, principalmente imóveis, impedimento de assumir cargo público,  execução de bens pessoais em processos judiciais, além da suspensão de benefícios previdenciários e o cancelamento do CNPJ”, completa. 

    Passo-a-passo para enviar a declaração

    Acesse o site do Simples Nacional, insira o CNPJ e clique em continuar;

    Selecione o ano de referência da declaração, optando pelo ano anterior (2023 para o ano de 2024);

    Informe o valor da receita bruta total.

    Informe se houve funcionários ao longo do ano;

    Reveja as informações e clique em transmitir. 





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.