Vereadores Mirins de Morro da Fumaça participam de Conferência Regional em Criciúma
Encontro reuniu jovens parlamentares de diversos municípios para debater inclusão, cidadania e participação na vida pública
O vereador mirim de Morro da Fumaça em entrevista para a NSC Os vereadores mirins de Morro da Fumaça participaram nesta quarta-feira, dia 24, da Conferência Regional de Vereadores Mirins, realizada em Criciúma. O evento foi promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e organizado pela Câmara de Vereadores de Criciúma, reunindo estudantes, educadores e representantes de diversos municípios da região Sul do Estado.
Realizado na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), o encontro proporcionou um dia de aprendizado, troca de experiências e reflexão sobre temas importantes para a sociedade. A programação contou com palestras, atividades formativas e debates voltados ao fortalecimento da cidadania e da participação dos jovens na vida pública.
A edição deste ano teve como tema central a inclusão, abordando assuntos como educação inclusiva, acessibilidade, convivência social e o uso das novas tecnologias para ampliar a participação da população na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
Após as palestras, os vereadores mirins foram divididos em grupos de trabalho para discutir os temas apresentados e elaborar propostas relacionadas aos assuntos debatidos. A atividade permitiu a integração entre estudantes de diferentes cidades, incentivando o protagonismo juvenil, o desenvolvimento do senso crítico e a busca por soluções para desafios da comunidade.
A participação dos representantes de Morro da Fumaça reforça a importância do Programa Vereador Mirim na formação de jovens conscientes de seu papel na sociedade. Além de conhecerem melhor o funcionamento do Poder Legislativo, os estudantes tiveram a oportunidade de ampliar conhecimentos sobre cidadania, democracia e participação social.
A Conferência Regional faz parte do calendário de ações da Escola do Legislativo e serve como preparação para o Encontro Estadual de Vereadores Mirins, que acontecerá em novembro, em Florianópolis.
E os vereadores mirins de Morro da Fumaça convida a comunidade em geral para participar da sua primeira sessão nesta quinta-feira, dia 25, às 18h30 na sede da Câmara Municipal no bairro Esperança.



COMENTÁRIOS