Publicidade
  • Morro da Fumaça, 09/05/2024
    • A +
    • A -

    Universo Pilates - Angela Sartor

    Pilates é para mim. Pilates é para você. Pilates é para todos.

    De quantos motivos você precisa para começar a fazer Pilates?

    Fonte: Divulgação
     Pilates é para mim. Pilates é para você. Pilates é para todos.

    Nas matérias anteriormente publicadas aqui na minha coluna PILATES & SAÚDE, falamos brevemente sobre os efeitos do método Pilates sobre as lombalgias e posteriormente, apresentamos como a prática deste método pode ajudar a prevenir as lesões decorrentes das atividades domésticas, minimizando os efeitos nocivos que estas exercem sobre sua postura e saúde. Se você ainda não leu estas matérias, segue abaixo o link para você ler, aprender e transformar sua vida com Pilates juntamente com agente!

    Talvez você esteja se perguntando: “Afinal de contas, o que é Pilates?” ou, “Será que eu posso praticar Pilates?” ou ainda, “Por que eu deveria praticar Pilates?”

    Existem diversas dúvidas acerca do método Pilates, e neste artigo, irei contar um pouco mais sobre a história deste método e tenho certeza que ao final desta leitura, estas dúvidas estarão esclarecidas para você. Por isso, caro leitor, quero te convidar a fazermos uma breve viagem no tempo e no universo Pilates, porque compreendendo a origem do mundialmente conhecido método é que encontraremos as respostas para suas dúvidas!

    Praticamente, quando falamos em Pilates, estamos nos referindo há um método de treinamento físico idealizado pelo alemão Joseph Humbertus Pilates na década de 20, que em sua essência combina o fortalecimento do corpo e da mente, e como resultado promove condicionamento físico e reabilitação, proporcionando aos seus adeptos, saúde e qualidade de vida. 

    Joseph H. Pilates nasceu em 1880, na cidade de Mönchengladbach, na Alemanha, com uma saúde debilitada, acometida pela asma, pelo raquitismo e febre reumática, que culminavam em várias limitações físicas. E foi na busca pelo equilíbrio e manutenção da sua saúde física e mental, que Joseph H. Pilates desenvolveu seu interesse em transformar a sua condição de saúde e adquirir um corpo sadio, dedicando sua vida a superar suas dificuldades.

    Tornando-se autodidata, Joseph dedicou-se muitos anos a pesquisar tudo o que se referia ao funcionamento do corpo humano. Estudou fisiologia, anatomia, medicina ocidental e oriental, além de, se tornar praticante de exercícios físicos da época, como yoga, ballet, ginástica e artes marciais. Ainda adolescente, foi exímio ginasta, esquiador e mergulhador, e sequer poderia imaginar que anos depois seria a mente brilhante que teria criado o Autêntico Método Pilates.

    Mas até então, Joseph H. Pilates não fazia idéia de como suas descobertas acerca do movimento corporal humano, poderia impactar a saúde de todas as pessoas, todas. Até um acontecimento histórico mostrar para o mundo os benefícios desta prática, ainda desconhecida.

    Em 1914, no início da Primeira Guerra Mundial, Joseph foi enviado como prisioneiro a um campo de concentração junto com outros alemães em Lancaster, por ter sido considerado inimigo estrangeiro da coroa britânica. E podemos imaginar que o local onde as pessoas eram feitas prisioneiras, era sombrio com pouca ou nenhuma luz solar, pouco arejado, úmido, além da privação de alimentos, ou seja, um cenário perfeito para fragilizar a saúde daquelas pessoas, e enfraquecê-las até a morte. Mas foi neste cenário de guerra e precário, que Joseph passou a experimentar sua técnica de exercícios com seus companheiros de sela, além de si mesmo.

    E, logo após o início dos exercícios no campo de concentração, Joseph teve seu trabalho posto à prova e o resultado foi surpreendente! Houve uma epidemia de influenza que matou muitos internos em Lancaster, e curiosamente aqueles companheiros de sela que se submeteram aos seus treinamentos não foram contaminados. Um fato que evidentemente chamou atenção dos ingleses que tomando conhecimento de que possivelmente aquele “milagre” teria acontecido devido a sua técnica, imediatamente convocaram Joseph a servir os ingleses (os inimigos) durante a guerra, trabalhando no ambulatório como enfermeiro, aplicando sua técnica para reabilitar os soldados feridos em combate.

    Após a guerra, Joseph retornou para a Alemanha como preparador físico, e propagou seu método. Nesta época chegou a ser convidado a treinar o exército alemão, mas recusou a proposta e junto com sua esposa Clara, embarcou para Nova Iorque, pela primeira vez, para registrar seu método, aparelhos e montar seu primeiro estúdio.

    Seu estúdio ficava no mesmo edifício em que havia várias escolas de dança, foi quando Joseph fez seu primeiro contato com o mundo da dança, ao conhecer Rudolf Von Laban, que incorporou algumas das técnicas de construção corporal do método Pilates às suas aulas. E o Método Pilates atraiu imediatamente a atenção do mundo da dança e os melhores bailarinos, artistas e companhias viram-se beneficiados com o método Pilates, que se tornou uma parte fundamental do treinamento e da reabilitação de muitos deles.

    Fiel expoente de seu próprio método, Joseph Pilates estava seguro de que seus conhecimentos estavam 50 anos à frente da sua época, e o tempo confirmou que suas afirmações estavam corretas. O método Pilates vem ganhando cada vez mais espaço no mundo fitness e conquistando adeptos pelo mundo todo, pelos inúmeros benefícios que proporciona a saúde, qualidade de vida, bem-estar físico e mental de seus praticantes.

    Bom, acho que já podemos encerrar nossa matéria por aqui, pois, tenho certeza de que você já encontrou as respostas para suas perguntas!

    “Afinal de contas, o que é Pilates?”

    O Pilates é um método de treinamento físico centenário, que ajuda prevenir e reabilitar lesões de diferentes naturezas, através de princípios fundamentados que regem os exercícios de maneira precisa e eficaz, promovendo o fortalecimento de músculos, tendões, ligamentos e articulações, desenvolvendo estabilidade corporal, flexibilidade e mobilidade articular, aumentando a força e a resistência muscular, e construindo o que Joseph chamada de “corpo uniforme e saudável”, que consegue realizar todos os movimentos de maneira funcional e sem dor. 

    “Será que eu posso praticar Pilates?”

    Nesta interessante viagem ao UNIVERSO PILATES, podemos perceber que o método Pilates é para todos. Homens e mulheres, idosos, adultos, jovens e crianças, sedentários e atletas, soldados e dançarinos, pessoas com lesões, comorbidades ou deficiências físicas e pessoas que buscam manter e aperfeiçoar sua saúde.

    “Por que eu deveria praticar Pilates?”

    Vamos destacar DOIS motivos apresentados neste artigo, pelos quais você não somente pode como deve sim praticar Pilates:

    Primeiro motivo pelo qual você deve praticar Pilates: Bom, se o fato de a história evidenciar que os adeptos a prática de Joseph, hoje mundialmente conhecida como método Pilates, saíram ilesos da mortal pandemia de influenza que o mundo enfrentou durante a Primeira Guerra Mundial, e um detalhe, mesmo estando em condições extremamente estressantes e insalubres, comprovando o impacto positivo que o método Pilates tem sobre sua saúde física e mental, não te convenceu da importância de praticar Pilates. Eu gostaria de abrir um parêntese para recordar que recentemente o mundo enfrentou uma pandemia, e estudos indicaram mais uma vez que, pessoas adeptas a prática de exercício físicos regular, apresentaram melhor qualidade de vida, qualidade de sono e níveis reduzidos de ansiedade, depressão e estresse durante a pandemia, do que aqueles fisicamente inativos. E estudos ainda mostram os benefícios do método Pilates não somente durante o período de pandemia, mas a sua contribuição na recuperação pós covid, uma vez que em muitos casos deixou sequelas como dificuldade para respirar, ou seja, a situação é bastante familiar, em contextos diferentes as circunstâncias se repetem e você deve praticar Pilates para manter seu corpo forte e saudável, blindando seu sistema imunológico, acalmando e treinando sua mente, prevenindo inúmeros problemas de saúdes e também recuperando lesões.

    E o segundo motivo pelo qual você deve praticar Pilates é um convite a uma reflexão:

    Em meio a uma guerra, mesmo em condições desumanas de estresse e insalubridade, presos ou feridos pelo combate, as pessoas se esforçaram para praticar Pilates, pois sabiam, que aqueles exercícios não só iriam melhorar seu bem-estar mental e físico e sua saúde, mas podiam salvar suas vidas, fosse fortalecendo seu sistema imunológico para vencer a opressão e os desafios de ficar confinado em uma sela ou fortalecendo seus músculos para recuperar-se das profundas lesões causadas pelo combate. Chamo sua atenção para o fato de que durante a Primeira Guerra Mundial, tanto alemães quanto ingleses praticaram Pilates, não só evidenciando mais uma vez que, Pilates é para todos, mas provando que o método Pilates transforma a saúde de seus praticantes. Aconteceu com Joseph, com os prisioneiros, com os soldados e os dançarinos, e como instrutora de Pilates há 9 anos, eu ainda poderia mencionar a transformação que presenciei na vida de várias pessoas que tive o privilégio de atender ao longo destes anos. E este é o segundo motivo pelo qual você deve praticar Pilates: É indubitável que a sua saúde será transformada com o método Pilates.

    Se você gostou desta matéria, curte e compartilha com seus amigos e familiares! Juntos, vamos disseminar o conhecimento acerca do Pilates, um método que pode ajudá-lo a transformar a sua atual condição de saúde.

    ===

    Fale conosco:

    Via direct: @studioritmonatural
    Por telefone ou WhatsApp: (48) 9 8861-4571

    =========

    Angela Policarpo Sartor, Bacharel em Educação Física (Cref 013725- G/SC), especialista no método Pilates, técnica responsável no Studio RITMO NATURAL 



    COMENTÁRIOS

    LEIA TAMBÉM

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.